domingo, 16 de dezembro de 2012

Sobre a legitimidade activa das Associações Sindicais



No Acórdão do Tribunal Central Administrativo do Norte, no âmbito do Processo n.º 6158/02, decidiu-se pela ilegitimidade do Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Norte para, em nome de uma trabalhadora associada a esse Sindicato, impugnar um despacho do Senhor Ministro da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas. Não pondo em causa o direito em abstrato das associações sindicais a intervir em processos judiciais e em procedimentos administrativos, consagrado de forma categórica no artigo 443º, nº1, alínea d), para defesa dos interesses dos seus associados nos respectivos processos ou procedimentos, entendeu-se que o mesmo apenas se verificaria em casos de defesa coletiva dos interesses dos seus associados, o Tribunal Central que no caso não se verificava, carecendo o Sindicato de interesse direto, pessoal e legítimo para exercer contenciosamente a tutela jurisdicional da defesa dos interesses individuais de uma determinada trabalhadora (que havia sido transferida da Divisão de Intervenção Veterinária de Braga para a Divisão de Ajudas de Produção em Barcelinhos), por não se inserir tal defesa no conceito de “defesa coletiva de interesses individuais” a que faz referência o art. 55.º do CPTA. baseando-se para tal no art. 4º, nº3 do D.L. nº84/99, de 19 Março, que, segundo o Tribunal, apenas se refere à legitimidade processual em casos de defesa coletiva.

No que diz respeito à legitimidade como um pressuposto processual, o Código de Processo nos Tribunais Administrativos pretende indicar que a mesma, nas palavras de Mário Aroso de Almeida (in “Manual de Processo Administrativo”), “não se reporta, em abstrato, à pessoa do autor ou do demandado, mas afere-se em função da concreta relação que (alegadamente) se estabelece entre as partes e uma concreta ação, com um objeto determinado”.

O CPTA começa por regular na sua parte geral, separadamente, a legitimidade ativa (art.º 9.º) e a legitimidade passiva (art.º 10.º), sendo que, quanto à primeira, volta a estabelecer regras no artigo 40.º (em matéria de ações relativas a contratos) e no âmbito das ações administrativas especiais (art.º 55. e 57.º, a propósito da impugnação de atos administrativos; 68.º, a propósito da condenação à prática de ato devido e 73.º, a propósito de impugnação de normas e declaração de ilegalidade por omissão). Em regra, possui legitimidade ativa quem alegue a titularidade de uma situação cuja conexão com o objeto da ação proposta o apresente como em condições de nela figurar como autor. Este pressuposto não se confunde com o interesse processual ou com o interesse em agir. Em segundo lugar, no n.º 2 do art.º 9.º encontra-se estabelecida a chamada legitimidade para defesa de interesses difusos.

Conferindo desenvolvimento ao art.º 9.º, no contexto da impugnação de atos administrativos, o art.º 55.º, n.º 1, determina quem tem legitimidade para efeitos processuais: quem alegue ser titular de um interesse direto e pessoal (designadamente por ter sido lesado pelo ato nos seus direitos ou interesses legalmente protegidos); ao Ministério Público; às pessoas coletivas públicas e privadas, quanto aos direitos que lhes cumpra defender; aos órgãos administrativos, relativamente a atos praticados por outros órgãos da mesma pessoa coletiva; aos presidentes de órgãos colegiais, em relação a atos praticados pelo respetivo órgão, bem como outras autoridades, em defesa da legalidade administrativa, nos casos previstos na lei; às pessoas e entidades mencionadas no n.º 2 do art.º 9.º (qualquer pessoa, associações e fundações defensoras dos interesses em causa, as autarquias locais e o Ministério Público).

Pronunciando-se sobre a decisão do Tribunal Central Administrativo referida supra, veio o Supremo Tribunal de Justiça, no Processo 0655/03, de 22 de Outubro de 2003, conceder provimento ao recurso interposto pelo Sindicato, concluindo pela sua legitimidade processual no caso dos autos.

Entendeu no fundo o Supremo Tribunal que o ar. 55.º, n.º 1 do CPTA deveria ser entendido da seguinte forma: defesa de muitas pessoas, várias pessoas, muitos associados, todos os associados, alguns associados, um associado, etc. tendo em atenção a natureza coletiva que uma associação é”. Justifica-se assim a defesa dos direitos de um único associado por parte do Sindicato. Também é feita referência ao disposto no Acórdão 103/2001 do Tribunal Constitucional, que defende a consagração expressa da legitimidade ativa na “defesa de interesses individuais dos trabalhadores”, recorrendo a uma interpretação extensiva do artigo 56º, nº1 da Constituição da República Portuguesa.

Assume-se então que, a ser “excluída a possibilidade das associações sindicais promoverem o início do procedimento administrativo ou de nele intervirem e, depois, de poderem iniciar o recurso contencioso administrativo para defesa coletiva dos interesses individuais dos seus associados significaria uma amputação dos poderes que necessariamente decorrem das finalidades que a Constituição lhes reconhece e lhes são garantidas pelo n.º 1 do artigo 56º”. Entende assim o Tribunal Constitucional que a legitimidade processual das associações sindicais não se limita aos interesses coletivos dos trabalhadores, mas também aos seus interesses individuais. O tribunal Constitucional veio a firmar jurisprudência sobre essa extensão da legitimidade das associações, nomeadamente nos Acórdãos. Nº 75/85 de 6 de Maio, 118/97 de 19 de Fevereiro e 160/99 de 10 de Março.

Entende-se então sobre a legitimidade do Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Norte para iniciar o procedimento administrativo, sendo então aplicáveis ao caso os artigos 55º. N.º1, alíneas a) e f), assim como o artigo 9º, nº2 do Código de Processo dos Tribunais Administrativos

Decidiu assim o STA conceder provimento ao recurso apresentado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Norte (revogando consequentemente a decisão que vinha do Recurso) declarando então que o Sindicato possuía legitimidade ativa. Tendo sido concluído que a proteção dos direitos dos trabalhadores representa um valor constitucional que, quando inserido no conjunto de direitos que dita pessoa coletiva deve defender, oferece legitimidade ativa à mesma.

A figura constitucionalmente prevista das associações sindicais e do seu papel de defesa dos interesses de cada um dos seus associados ficaria irreversivelmente amputada por um entendimento que lhes negasse a possibilidade de transpor os seus deveres de defesa desses associados na barra do tribunal.  



João Nunes dos Santos, nº18549

Sem comentários:

Enviar um comentário